Coisas que você deve saber antes de fazer uma festa

Dicas para
economizar na festa!

1. Organize-se com antecedencia
Quanto antes você começar a pesquisar, planejar, comprar as coisas, mais facil de economizar, encontrar os melhores preços e juntar uma boa quantia. Uma boa festa precisa ,antes de tudo, ser planejada e adequada ao seu orçamento.


2. Peça ajuda
Organizar um evento, por menor que seja, dá trabalho e não devemos estar cansados demais para aproveitar a festa! Por isso não abra mão de alguém para lhe ajudar na hora da festa, não precisa ser um profissional, pode ser uma amiga sua ou algum familiar.

3. Direcione os gastos
A melhor maneira de se fazer uma festa do seu jeito é direcionando os custos. Isso significa economizar em uma area, para poder investir em outra. Por exemplo: você adoraria servir comida japonesa na festa, mas acha muito caro. Então que tal economizar na lembrancinha e na decoração, para sobrar dinheiro para o bufê japonês? Pense nisso.

4. Use a criatividade
Consulte tendencias, mas adapte-as a sua realidade. Reúna suas amigas e peça que elas lhe ajudem a ter ideias diferentes para o evento. Algumas até podem ser realizadas por vocês mesmas. Pensa só como vai ser divertido!





dicas para
acertar
nos convites

Ele é a primeira impressão que seus convidados terão da sua festa. Portanto, fique ligada para não fazer feio, logo de cara!


1. Cumprindo a função
Por mais diferenciais que você queira conferir ao seu convite, não se esqueça de que ele deve cumprir dois papeis importantissimos: dar ao convidado informações essenciais(quem é a aniversariante, quando e onde será o evento) e definir o clima da festa, isto é, o grau de formalidade - para que as pessoas saibam o que vestir no dia. Por exemplo: se você for fazer uma festa simples, nada de preparar um convite cheio de frufrus, e vice-versa.


2. Antes de tudo
só comece a pensar no tipo de convite, depois que tiver em mãos a lista de convidados, finalizada. Só assim você vai poder ter uma noção do quanto vai gastar com esse item. Mesmo sabendo o numero de convidados, é bom encomendar ( ou fazer ) convites extras - de 5 a 10% a mais - para possiveis convidados de ultima hora. Sim, eles sempre irão surgir.


3. Como escolher
Tradicional ou balada? Luau ou festa a fantasia? Para decidir qual é o convite ideal para o seu aniversario, você precisa ter em mente quel será o tipo de festa. Depois que resolver essa parte, pesquise modelos em sites especializados, para ter ideias. Tem pra todos os gostos e bolsos.


4. R.S.V.P:
Você já deve ter ouvido falar nisso, mas, talves nem imagine o que possa significar. Essas letras são uma sigla para o termo francês réspondez s'il vous plaît, e significa " responda, por favor." Ou seja, é um pedido gentil, escrito no convite, para que o convidado confirme a presença. Mas, cuidado!Se a sua festa for mais intima, a confirmação não será necessaria. Use essa opção apenas se você convidar muita gente e tiver que passar para o buffet uma previa do numero das pessoas que comparecerão.


5. Traje
Caso a sua festa seja tematica, escreva no convite de que modo os convidados deverão se vestir. Se você estiver organizando uma festa dos anos 60, por exemplo, coloque a seguinte mensagem no convite: "Traje: Anos 60". De qualquer modo, você poderá informar no convite que é uma festa black-tie. Isso significa que as pessoas deverão ir vestidas com roupas de festa. Agora se a sua festa for bem informal, não é preciso comunicar nada. Normalmente, pelo convite, as pessoas já tem uma noção de como será a comemoração.


6. Feitos a mão
Se a grana estiver curta, você mesma pode fazer os convites, com a ajuda da sua mãe ou de algumas amigas, primas,tias... Basta decidir o modelo e colocar a mão na massa. Uma ideia é comprar um papel bacana e imprimir o texto na sua propria impressora. Outra sugestão é usar canetas coloridas e brilhantes, ou miçangas. Nesse caso, é preciso escolher alguem que tenha uma letra bonita, e que não erre na gramatica de jeito nenhum!


7. Antecedência
Mande fazer os convites de 6 a 8 semanas antes da festa, caso seu debut tenha muitos convidados. Isso porque as empresas costumam levar de 20 a 30 dias para preparar o material. Você também tem que pensar na entrega desses convites, que deve ser feita até, no minimo, 15 dias antes do aniversario.


8. Por e-mail pode?
Sim, más só se a festa for muito informal, simples e com poucos convidados. Nesse caso, procure fazer um convite bem bacana, para chamar a atenção de quem receber a mensagem pela internet.


9. E pelo correio?
Também pode. Principalmente se o convidado morar muito longe, em outra cidade ou estado. Quando isso acontecer, é preciso mandar com maior antecedência, ainda, para que a pessoa possa se programar. E não se esqueça de ligar para confirmar o recebimento do convite.








Nenhum comentário:

Postar um comentário